Quando devo procurar um Periodontista? Grupo Odontológico Carlos Teodorico

Quando devo procurar um periodontista?

Mas quando devo procurar um periodontista?

Afinal, quando devo procurar um periodontista?

Ao longo dos anos, a ciência tem demonstrado que a saúde da boca está intimamente ligada à saúde do corpo todo. Por isso, é cada vez mais importante procurar um periodontista regularmente para cuidar da saúde das gengivas e dos dentes. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais você deve procurar um periodontista:

1. Problemas nas gengivas
As gengivas são uma parte importante da boca, pois seguram os dentes no lugar. Se você notar qualquer inchaço, vermelhidão ou sangramento nas gengivas, isso pode indicar um problema de saúde, como gengivite ou periodontite. Se não for tratado, esses problemas podem levar à perda de dentes.

2. Mau hálito
Muitas pessoas sofrem de mau hálito crônico, o que pode ser extremamente embaraçoso. Se você tem mau hálito e não consegue resolver o problema com um bom escovar e higiene bucal, pode haver outras causas, como periodontite ou outras doenças gengivais. Um periodontista pode diagnosticar e tratar o problema para que você possa finalmente se livrar do mau hálito.

3. Pré-diabetes ou diabetes
A ciência tem demonstrado que há uma ligação entre a periodontite e a diabetes. Se você tem diabetes, é importante procurar um periodontista para ajudar a gerenciar a doença e prevenir complicações. Se você tem pré-diabetes, um periodontista pode ajudá-lo a tomar medidas para evitar que a doença progrida para diabetes.

4. Gravidez
A gravidez pode levar a vários problemas de saúde bucal, incluindo gengivite. Se você está grávida ou planeja engravidar, é importante procurar um periodontista para ajudar a cuidar da saúde da boca e dos dentes. O periodontista pode ajudá-lo a evitar complicações durante a gravidez e garantir que você e seu bebê estejam saudáveis.

5. Fumo
O fumo é um dos principais fatores de risco para a periodontite. Se você fuma, é importante procurar um periodontista para ajudar a cuidar da saúde da boca e dos dentes. O periodontista pode ajudá-lo a parar de fumar e tratar qualquer dano que o fumo tenha causado à sua boca.

6. Doenças crônicas
Algumas doenças crônicas, como o lupus, podem afetar a saúde da boca. Se você tem uma doença crônica, é importante procurar um periodontista para ajudar a cuidar da saúde da boca e dos dentes. O periodontista pode ajudar a tratar a doença e prevenir complicações.

7. Alterações hormonais
As alterações hormonais, como a menopausa, podem afetar a saúde da boca. Se você está passando por mudanças hormonais, é importante procurar um periodontista para ajudar a cuidar da saúde da boca e dos dentes. O periodontista pode ajudar a tratar os sintomas da menopausa e prevenir complicações.

O que é feito na periodontia?

Periodontia é o ramo da odontologia que cuida da saúde dos tecidos que sustentam os dentes, chamados de periodonto. Seus principais tratamentos são voltados para a gengiva, os ligamentos periodontais e o osso alveolar.

A gengiva é o tecido que reveste as raízes dos dentes e tem a principal função de mantê-los selados ao osso alveolar, impedindo a entrada de bactérias e micro-organismos que podem causar doenças. Ela é formada por uma camada externa de epitélio e uma camada interna de tecido conjuntivo.

Os ligamentos periodontais são feitos de fibras que se prendem aos dentes e ao osso alveolar, mantendo-os unidos. Essas fibras são chamadas de fibras colágenas e elastinas.

O osso alveolar é o tecido ósseo que sustenta as raízes dos dentes. É formado por um osso compacto e um osso esponjoso. O osso compacto é o principal suporte dos dentes e é formado por várias camadas de tecido ósseo. Já o osso esponjoso é mais poroso e tem a função de dar forma às raízes dos dentes.

Quais os principais fatores que desencadeiam uma doença periodontal?

A doença periodontal é uma das principais causas de destruição das gengivas, osso e outros tecidos que suportam os dentes. É uma doença inflamatória das gengivas que pode afetar pessoas de todas as idades. A doença periodontal é provocada por uma acumulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. A placa é uma película fina de bactérias que se forma constantemente na superfície dos dentes. Se não for removida, a placa se transforma em tártaro, que é uma substância dura que se acumula nas margens da gengiva ou embaixo dela.

O tártaro irrita a gengiva e pode provocar inflamação e sangramento. Se não for tratada, a doença periodontal pode destruir as gengivas, osso e outros tecidos que suportam os dentes.

Como é retirado o tártaro dos dentes?

O primeiro passo para a remoção do tártaro é uma avaliação completa da boca, que permitirá ao dentista determinar o melhor plano de tratamento. Se o tártaro estiver concentrado em certas áreas, como os dentes anteriores, pode ser suficiente realizar uma limpeza superficial. No entanto, se o tártaro estiver difuso em toda a arcada dentária, será necessária uma limpeza mais profunda, conhecida como limpeza subgengival.

Para uma limpeza mais profunda, o dentista ou higienista usará uma série de técnicas e ferramentas diferentes para remover o tártaro. A primeira etapa envolve a remoção do tártaro acima da linha da gengiva, usando uma combinação de raspagem e jateamento com água pressurizada. Isso pode ser seguido pelo uso de uma sonda e curetas para remover o tártaro abaixo da linha da gengiva.

Após a remoção do tártaro, o dentista ou higienista pode polir os dentes para deixá-los com um brilho saudável. Também é importante realizar uma avaliação regular da boca para garantir que o tártaro não se acumule novamente.

Como o Grupo Odontológico Carlos Teodorico pode te ajudar?

Há mais de 50 anos o Grupo Odontológico Carlos Teodorico está preocupado com a saúde bucal das pessoas. Nossa clínica é especializada em cuidar do seu tártaro e dos casos de periodontia.

A periodontia é uma especialidade da odontologia que cuida da saúde das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes. A doença periodontal é uma das principais causas de perda dos dentes nos adultos, mas felizmente pode ser tratada.

O Grupo Odontológico Carlos Teodorico é especializado em tratar a doença periodonta. A doença periodontal é causada por bactérias que se acumulam na gengiva e no osso, causando inflamação e dor. O tártaro é um depósito duro que se forma na superfície dos dentes e pode levar à doença periodontal se não for tratado.

Oferecemos um tratamento eficaz para a doença periodontal e o tártaro. O tratamento da doença periodontal inclui o controle da placa bacteriana, o controle da inflamação e o aumento da resistência dos tecidos periodontais. O tratamento do tártaro inclui a limpeza profunda dos dentes e o controle do seu nível de mineralização.

Nossos dentistas estão sempre à disposição para ajudar os pacientes. A clínica oferece um serviço de qualidade a preços acessíveis.