Você sabe identificar Gengivite e Periodontite?

BLOG

Mas como identificar Gengivite e Periodontite?

Está notando algo diferente na sua boca, talvez algum sangramento na hora de escovar os dentes ou uma sensibilidade incomum na gengiva?

Você sabia que esses podem ser sinais de gengivite ou periodontite?
Calma, não se assuste, estamos aqui para ajudá-lo.

No Grupo Odontológico Carlos Teodorico, nossa missão é trazer sorrisos. Estamos localizados no coração da Savassi, em Belo Horizonte, e há mais de 50 anos, proporcionamos a nossos clientes serviços odontológicos de alta qualidade. De implantes dentários a aparelhos intraorais, nossa equipe altamente qualificada utiliza as mais modernas técnicas e tecnologias para cuidar da sua saúde bucal. E o melhor de tudo, fazemos isso em um ambiente confortável e acolhedor, para que você possa relaxar enquanto cuidamos do seu sorriso.

(atualizado há 3 dias)

5.0
Veja Nossas 368 Excelentes Avaliações
Leonor Vieira
5.0

Como sempre, é difícil até achar palavras pra expressar o agradecimento a esta equipe de profissionais tão competentes e dedicados.

Andréia Sena
5.0

Bom dia não responder antes correria mesmo, o meu atendimento foi 10 de primeira, gostei muito da Doutora Julia ótima profissional como todos, ótimo ambiente estão de parabéns espero voltar mais vezes!

Antonio Carlos Ferreira Macedo
5.0

Atendimento, eficiência.

Vinícius Braga
5.0

Clínica muito bem estruturada!

Marcony Luiz
5.0

Ótimo profissionais! Super indico

Karine Gonçalves
5.0

Excelente! Salvaram minha boca!!! Só tenho a agradecer e elogiar o atendimento de todos.

Leonidia Lodde
5.0

foi muito bom a recepção era otima

Paulliny Miguel
5.0

A melhor clínica de BH. 🫶🏻🫶🏻🫶🏻

Elias Rodrigues Santos Neto
5.0

Excelentes profissionais, a melhor que já conheci.. E atendimento incrível!!

Maria Lucia
5.0

Dr. Carlos é excelente dentista

Rosangela Lopes
5.0

Equipe maravilhosa

Rose Fatima
5.0

A melhor clinica Atendimento excelente Pessoas muito educadas Estão todos de parabéns Obrigada a todos

Silvana Custodio
5.0

O grupo odontológico Carlos Teodorico é minha referência há 20 anos! Em especial o Dr Daniel Valadares que é meu anjo guardiã “minha fada do dente” é tanto carinho, cuidado e dedicação que eu poderia escrever milhões de palavras e não alcançaria a imensa dedicação desse profissional humanizado, empático, acolhedor e meu querido dentista! Clínica de excelência em cuidados com meus dentes, minha alto estima e acima de tudo o amor que envolve a equipe e o espaço físico! Muito grata por ter tido o privilégio ter a oportunidade de ter sido acolhida por Dr Daniel ao longo da minha jornada. Seus cuidados dentário e acolhida afetuosa me devolveram a felicidade, meus implantes realizados à mais de 10 anos são sucesso e jamais me causaram qualquer problema, e são por volta de 11 emplantes. Gratidão imensa a esse grupo! Confiança ao cuidar de nossos dentes é tudo! E essa Clínica é realmente a referência em Minas Gerais! Gratidão grupo Teodorico, Gratidão Dr Daniel Valadares meu ídolo!

Empire Leonardo Vargas
5.0

Surpreendente como vocês trabalham, cada detalhe e cuidado conosco… não vejo a hora de dar continuidade.

Helena S
5.0

Eu e minha família somos muito bem atendidos há mais de 15 anos pelos profissionais desta clínica. Serviço excelente, todos muito capacitados.

Jessica Lima
5.0

Fazem mais de 10 anos que cuido dos meus dentes no Grupo odontológico Carlos Teodorico, comecei com dr Daniel e hoje sou acompanhada pela Dra Júlia , todos profissionais são muito comprometidos com minha saúde bucal, já fiz clareamento lá e fiquei impressionada com a durabilidade do branco dos meus dentes . Todo atendimento impecável desde a recepção ! Gratidão a cada um da equipe . 🙌🏼🙌🏼 super recomendo ! Meu sorriso sempre branquinho , eu amo.

Roseney Das Graças Pereira
5.0

São excelentes profissionais e pessoas. A clínica é muito bem equipada, o serviço é perfeito. Depois que conheci a clínica nunca mais procurei outro o profissional. Sou muito bem atendida e todos os procedimentos que fiz ficaram perfeitos.

Marina Soares Oliveira
5.0

Já vou para o 2 ano de cuidados no clínica e amo o trabalho deles. Em especial a Dra. Joana. Muito obrigada pelo profissionalismo.

Deborah
5.0

Excelente clínica! Eu e minha família consultam com o dr Daniel Valadares há anos e só tenho elogios.

Sandra Pereira Tosta
5.0

Atendimento nota dez.

Heloisa Helena
5.0

Sou cliente do grupo odontológico há mais de 20anos. Ambiente seguro, área física confortável, facilidade de negociação nos orçamentos e uma ampla equipe técnica.Eu recomendo

Silvana F. Marinho
5.0

Ótima clínica, ótimos dentistas, em especial Dra Joanna, excelente profissional.

Anna Gabriella Moreira
5.0

Tenho uma história com essa clínica, pois vou lá desde os 5 anos, mais ou menos. Meus pais também já foram atendidos. A Drª Letícia é quem sempre me atendeu e tenho um carinho muito especial para com ela. O lugar é ótimo, os funcionários muito receptivos, tudo muito bem cuidado!! ❤️✨

Irene Bellotti
5.0

Atendimento impecável da Dra. Júlia. Indico de olhos fechados!

Isabela Ferreira E Silva
5.0

Já são mais 1 ano como clientes, eu, meu marido e sogra, só temos a agradecer, pela excelente profissional que nos atende, com muito zelo e prontidão, a Júlia é ótima, e sem contar com o ambiente e atendimento, sempre muito bom.

Domingas Maia
5.0

É uma clinica maravilhosa . todos os proficionais muito educados uma equipe exelente. Gostaria de dar nota mil! Gosto de todos. Parabéns 🙏❤️

Vilma Cherubino
5.0

A MINHA EXPERIÊNCIA COM O GRUPO ODONTOLÓGICO HÁ 35 ANOS É SIMPLESMENTE DA MELHOR QUALIDADE…DESTACO OS PROFISSIONAIS CARLOS TEODORICO E LETÍCIA ARDISSON…MARAVILHA

Bruno Martins
5.0

Estou muito satisfeito com a educação e competência de todos. Desde de os atendentes até os dentistas.

Uene Gomes
5.0

Bem satisfatória, a clínica possui uma equipe de auto nível ,em particular quero exaltar o atendimento de Dr. Carlos Odorico

claudia colocci
5.0

Estou muito Satisfeita com o atendimento… os profissionais são muito atenciosos…realmente impecáveis e a qualidade do serviço nota 1000…super recomendoooo!!!

Mas, afinal, por que falamos tanto de gengivite e periodontite?

Porque nós entendemos que seu sorriso é precioso e acreditamos que você merece todas as informações necessárias para protegê-lo. Portanto, continue lendo, pois preparámos um guia completo para ajudá-lo a entender mais sobre essas condições e saber quando procurar um especialista. Vamos lá?

Como saber se você tem gengivite ou periodontite?

Diferenciar entre gengivite e periodontite pode ser confuso, especialmente se você não está familiarizado com os termos odontológicos. Ambas são doenças periodontais, mas com diferentes níveis de gravidade. A gengivite é a forma mais leve, causada principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana que inflama a gengiva. Se não for tratada, pode evoluir para periodontite, uma condição mais grave que afeta não só a gengiva, mas também os ossos e ligamentos que sustentam os dentes.

Os sinais comuns de gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis e sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. A periodontite pode apresentar sintomas semelhantes, além de recuo da gengiva, dentes soltos, mudança na mordida e, nos casos graves, perda do dente. Se você notar algum desses sintomas, é hora de visitar um especialista em periodontia.

O desconhecimento sobre o que causa a doença periodontal

Muitas pessoas desconhecem que a gengivite e a periodontite são causadas principalmente pela placa bacteriana, um filme pegajoso e incolor de bactérias que se forma sobre os dentes. Quando a placa não é removida adequadamente através da escovação e uso do fio dental, ela pode endurecer e formar tártaro. Esse acúmulo de placa e tártaro provoca a inflamação da gengiva, que pode progredir para doença periodontal.

Outros fatores de risco incluem tabagismo, diabetes, alterações hormonais em mulheres, medicamentos que reduzem a produção de saliva, genética e outras doenças como AIDS e câncer. A boa notícia é que a gengivite pode ser revertida com a higiene bucal adequada e visitas regulares ao dentista. No caso da periodontite, o tratamento profissional é essencial para prevenir a perda do dente.

Quando devo procurar um periodontista?

O periodontista é o especialista em saúde bucal focado em prevenir, diagnosticar e tratar doenças periodontais. Se você está experienciando qualquer um dos sintomas acima mencionados, é recomendado procurar um periodontista o mais rápido possível. Não espere até que a dor se torne insuportável ou que a doença avance para um estado mais grave.

A prevenção sempre é a melhor opção. Então, mesmo que você não tenha sintomas, visite seu dentista regularmente. E se você tem um histórico de doença periodontal na família ou outros fatores de risco, talvez seja uma boa ideia procurar um periodontista para uma avaliação preventiva.

Nós, no Grupo Odontológico Carlos Teodorico, estamos sempre prontos para ajudá-lo. Tem mais dúvidas? Continue lendo, pois preparamos algumas perguntas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Quais são os sintomas da doença periodontal e como é feito o diagnóstico da periodontite?

Os sintomas da doença periodontal podem ser facilmente confundidos com outras condições de saúde bucal, mas geralmente incluem gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis, sangramento durante a escovação ou uso do fio dental, mau hálito persistente, gengivas que se afastaram dos dentes, dentes soltos e mudança na mordida. Além disso, no caso da periodontite, pode haver formação de bolsas periodontais entre a gengiva e o dente, que acumulam placa bacteriana e tártaro.

O diagnóstico de periodontite é realizado por um periodontista, que usa uma sonda periodontal para medir as bolsas ao redor dos dentes. O profissional também solicita radiografias para avaliar a perda óssea ao redor dos dentes. O diagnóstico é baseado no histórico de saúde do paciente, nos sintomas e nos resultados dos exames clínicos e radiográficos.

O que causa a doença periodontal e quais bactérias estão envolvidas?

A doença periodontal é causada principalmente pela placa bacteriana, um filme pegajoso e incolor que se forma nos dentes. Quando a placa não é removida adequadamente, pode endurecer e formar tártaro. As bactérias na placa produzem toxinas que irritam a gengiva, levando à inflamação e à doença periodontal.

Várias espécies de bactérias estão envolvidas na doença periodontal, incluindo Porphyromonas gingivalis, Tannerella forsythia e Treponema denticola, também conhecidos como o “complexo vermelho”. Essas bactérias são altamente associadas à periodontite. No entanto, é importante lembrar que a periodontite é uma doença multifatorial, e fatores como genética, estilo de vida e condições sistêmicas também desempenham um papel significativo.

Quais são os tipos de doenças periodontais mais comuns e como a doença periodontal evolui?

Os tipos mais comuns de doenças periodontais são a gengivite e a periodontite. A gengivite é a forma mais leve e inicial da doença periodontal, caracterizada pela inflamação da gengiva. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para periodontite, que é uma condição mais grave e avançada, onde a inflamação e a infecção se espalham para os tecidos e ossos que sustentam os dentes.

A doença periodontal evolui progressivamente, normalmente a partir do acúmulo de placa bacteriana e tártaro. No início, a gengivite provoca vermelhidão, inchaço e sangramento na gengiva. Conforme a doença avança para periodontite, ocorrem danos aos tecidos e ossos que sustentam os dentes, podendo levar à perda dentária.

 

Agora que você sabe mais sobre a doença periodontal, está preparado para identificar os sinais e tomar as medidas necessárias para proteger a sua saúde bucal. Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais? Continue lendo, pois ainda temos muito mais informações para compartilhar com você.

Quanto tempo leva para um dente com periodontite cair e quais as consequências da periodontite avançada?

O tempo necessário para um dente com periodontite cair pode variar dependendo de diversos fatores, como a gravidade da doença, o tratamento recebido e a resposta individual do paciente. Em estágios avançados da periodontite, quando há perda óssea significativa e o suporte do dente está comprometido, é possível que ocorra a perda do dente. No entanto, é importante ressaltar que a periodontite é uma condição tratável e que, com o cuidado adequado, é possível evitar a perda dentária.

As consequências da periodontite avançada vão além da perda dentária. A doença periodontal não tratada pode levar à deterioração dos tecidos de suporte dos dentes, incluindo ossos e ligamentos periodontais. Além disso, a inflamação crônica associada à periodontite tem sido relacionada a problemas de saúde sistêmica, como doenças cardíacas, diabetes descontrolado, partos prematuros e até mesmo doenças respiratórias.

Qual o melhor tratamento para doença periodontal e quanto tempo dura o tratamento de periodontite?

O tratamento para doença periodontal depende da gravidade do caso e pode variar de pessoa para pessoa. Em geral, o objetivo principal do tratamento é controlar a infecção, reduzir a inflamação e preservar a saúde bucal a longo prazo. Os tratamentos mais comuns incluem:

 

Raspagem e alisamento radicular: Esse procedimento consiste na remoção da placa bacteriana e tártaro das raízes dos dentes, seguido de um alisamento das superfícies radiculares para prevenir o acúmulo de bactérias. É normalmente realizado em várias sessões, dependendo da extensão da doença.

Cirurgia periodontal: Em casos mais avançados, pode ser necessário recorrer à cirurgia periodontal para remover o tecido infectado e corrigir problemas estruturais, como bolsas periodontais profundas. A cirurgia periodontal pode incluir técnicas como enxertos ósseos, enxertos de tecido gengival ou mesmo a colocação de implantes dentários.

Manutenção periodontal: Após o tratamento inicial, é fundamental manter uma rotina regular de cuidados bucais e visitas ao periodontista. A manutenção periodontal envolve limpezas profissionais regulares e monitoramento contínuo da saúde bucal para prevenir a recorrência da doença.

A duração do tratamento de periodontite pode variar de acordo com a gravidade do caso. Em geral, o tratamento inicial pode levar algumas semanas ou meses, dependendo da necessidade de múltiplas sessões de raspagem e alisamento radicular. Já a fase de manutenção é um processo contínuo e deve ser realizado ao longo da vida, para garantir a saúde bucal a longo prazo.

Lembre-se de que cada caso é único e o tratamento adequado será determinado pelo seu periodontista, após uma avaliação detalhada aqui no Grupo Odontológico Carlos Teodorico.

Qual a diferença entre raspagem e limpeza periodontal e como são realizadas?

A raspagem periodontal e a limpeza periodontal são procedimentos distintos, embora ambos estejam relacionados à saúde periodontal. A principal diferença entre eles está no objetivo e na abrangência do tratamento.

A raspagem periodontal é um procedimento terapêutico realizado em casos de doença periodontal. O objetivo é remover a placa bacteriana, o tártaro e as toxinas presentes nas raízes dos dentes e nas bolsas periodontais. Esse procedimento é feito com o uso de instrumentos manuais e/ou ultrassônicos, que ajudam a remover os depósitos de forma eficaz. A raspagem periodontal é realizada sob anestesia local, para garantir o máximo de conforto ao paciente.

Por outro lado, a limpeza periodontal é um procedimento preventivo e de manutenção da saúde periodontal. Também conhecida como profilaxia, a limpeza periodontal tem como objetivo remover a placa bacteriana e o tártaro presentes na superfície dos dentes, além de polir o esmalte dental para prevenir o acúmulo de placa. Esse procedimento é realizado por um profissional da área da saúde bucal, geralmente um higienista dental, utilizando instrumentos manuais e ultrassônicos, seguido de polimento.

Ambos os procedimentos são fundamentais para a saúde periodontal, porém são indicados em diferentes momentos e com objetivos distintos. É essencial consultar um periodontista para determinar qual é o tratamento mais adequado para cada caso específico.

Quais são as sequelas da periodontite e como cuidar da saúde bucal após o tratamento de periodontite?

A periodontite não tratada pode ter várias sequelas para a saúde bucal. Entre elas, podemos destacar:

  • Perda dentária: A periodontite avançada pode levar à perda dos dentes, devido à deterioração dos tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.
  • Recuo gengival: A inflamação crônica causada pela periodontite pode fazer com que a gengiva se afaste dos dentes, expondo a raiz dental e tornando-os mais sensíveis.
  • Abscessos periodontais: A infecção bacteriana nas bolsas periodontais pode causar o acúmulo de pus, resultando em abscessos dolorosos.
  • Mau hálito persistente: A presença de bactérias e infecção na boca pode causar mau hálito crônico, mesmo após o tratamento da periodontite.

Após o tratamento de periodontite, é essencial cuidar adequadamente da saúde bucal para prevenir o reaparecimento da doença. Algumas dicas para cuidar da saúde bucal após o tratamento de periodontite incluem:

  • Manter uma boa higiene bucal: Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e use o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e prevenir a formação de tártaro.
  • Realizar visitas regulares ao dentista: Faça consultas de acompanhamento com seu periodontista para monitorar a saúde periodontal e realizar limpezas profissionais periódicas.
  • Adotar uma dieta equilibrada: Consuma alimentos saudáveis, ricos em nutrientes, evitando excesso de açúcares e alimentos que possam comprometer a saúde bucal.
  • Evitar hábitos prejudiciais: Pare de fumar, pois o tabagismo pode comprometer a saúde periodontal. Além disso, evite roer unhas e morder objetos duros, que podem danificar os dentes e a gengiva.

Lembre-se de seguir as recomendações do seu periodontista e manter uma rotina regular de cuidados bucais para manter a saúde periodontal em dia.

Quando se deve procurar um periodontista e qual a diferença entre periodontia e endodontia?

É recomendado procurar um periodontista sempre que você apresentar sintomas de gengivite ou periodontite, como gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis, sangramento durante a escovação ou uso do fio dental, mau hálito persistente, gengivas que se afastaram dos dentes, dentes soltos e mudança na mordida. Além disso, se você tem um histórico de doença periodontal na família, fumante, diabético ou possui outros fatores de risco, também é importante consultar um periodontista para uma avaliação preventiva.

A diferença entre periodontia e endodontia está relacionada aos aspectos específicos do tratamento odontológico. A periodontia é a especialidade voltada para o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes, como gengiva, ossos e ligamentos periodontais. O periodontista é responsável por tratar a gengivite, periodontite, realizar cirurgias periodontais, enxertos ósseos e outros procedimentos relacionados à saúde periodontal.

Já a endodontia é a especialidade que trata as doenças da polpa dentária, que é a parte interna do dente, onde estão localizados os nervos e vasos sanguíneos. O endodontista realiza tratamentos de canal, remoção de polpa inflamada ou infectada e outros procedimentos relacionados à saúde da polpa dentária.

Vamos recapitular: o periodontista é especializado nos tecidos de suporte dos dentes, enquanto o endodontista trata das doenças da polpa dentária. É importante consultar o profissional adequado de acordo com a condição específica que você apresenta. O seu dentista ou periodontista poderá encaminhá-lo para o especialista apropriado, se necessário.

Transforme seu Sorriso e Restaure sua Saúde Bucal com a Ajuda do Grupo Odontológico Carlos Teodorico.

Implantes Dentários de Alta Qualidade para um Sorriso Completo
Se você está sofrendo com a perda de um ou mais dentes, nossa equipe especializada em implantes dentários está pronta para ajudar. Utilizamos técnicas avançadas e materiais de alta qualidade para garantir resultados duradouros e naturais. Com os nossos implantes dentários, você pode recuperar a estética do seu sorriso e a funcionalidade dos seus dentes, melhorando sua qualidade de vida.

Tratamentos Personalizados para Doenças Periodontais
Se você está preocupado com a saúde das suas gengivas e tem sintomas de gengivite ou periodontite, nossa equipe de periodontistas está aqui para ajudar. Realizamos diagnósticos precisos e desenvolvemos planos de tratamento personalizados para atender às suas necessidades específicas. Com nossa experiência em tratamentos periodontais, podemos ajudá-lo a recuperar a saúde das suas gengivas, prevenir a perda dentária e melhorar sua saúde bucal como um todo.

Que tal, vamos conversar?

Estamos aqui para ajudar você a transformar seu sorriso e cuidar da sua saúde bucal. Entre em contato conosco pelo WhatsApp abaixo e marque uma consulta com nossa equipe. Estamos ansiosos para atender suas necessidades e proporcionar o melhor cuidado odontológico possível.

Mais Informações sobre nossos Tratamentos?
Deixa seu WhatsApp que Nós Entramos em Contato:

E para você, vamos agendar sua consulta?

Grupo Odontológico Carlos Teodorico | 50 anos cuidando do seu sorriso

Agende a Consulta pelo WhatsApp:
https://wa.me/5531992635516