Você sabe identificar Gengivite e Periodontite? Descubra os sinais e saiba quando procurar ajuda. Grupo Odontológico Carlos Teodorico

Você sabe identificar Gengivite e Periodontite?

BLOG

Mas como identificar Gengivite e Periodontite?

Está notando algo diferente na sua boca, talvez algum sangramento na hora de escovar os dentes ou uma sensibilidade incomum na gengiva?

Você sabia que esses podem ser sinais de gengivite ou periodontite?
Calma, não se assuste, estamos aqui para ajudá-lo.

No Grupo Odontológico Carlos Teodorico, nossa missão é trazer sorrisos. Estamos localizados no coração da Savassi, em Belo Horizonte, e há mais de 50 anos, proporcionamos a nossos clientes serviços odontológicos de alta qualidade. De implantes dentários a aparelhos intraorais, nossa equipe altamente qualificada utiliza as mais modernas técnicas e tecnologias para cuidar da sua saúde bucal. E o melhor de tudo, fazemos isso em um ambiente confortável e acolhedor, para que você possa relaxar enquanto cuidamos do seu sorriso.

(atualizado há 3 dias)

5.0
Veja Nossas 247 Excelentes Avaliações
Nilma Silva
5.0

Clínica excelente. Ótimo atendimento de todos os profissionais. Dr. Daniel Valadares muito atencioso.

Joesse Maia
5.0

Super recomendo.Grupo acolhedor e muito carinho,em especial a Dr.Daniel e Dra Cristiane.Deus os abençoe!

Martinho Franco
5.0

Só tenho elogios. Ambiente agradável, funcionários muito educados, mas o principal é que estou livre do Ronco, da Apnéia,e dormindo muito melhor. Agradeço demais a toda a equipe e principalmente ao Dr Daniel.

Carlos Guimarães de Castro
5.0

Fui carinhosamente atendido. Solução rápida e pontual👏👏👏

Ronaldo Silva Goncalves
5.0

Empresa tradicional muito respeitada pela excelente qualidade de seus profissionais. Ótimas instalações.

Aline Almeida
5.0

Clínica de excelência. Indico procurar Dra. Júlia. Profissional ímpar, ética e nos deixa muito à vontade. Retorno garantido quando necessário for.

Alex
5.0

Excelente atendimento.

Marina Costa
5.0

Eu estou imensamente grata e satisfeita pelo atendimento que recebi do Dr. Daniel Alves. Com muita paciência e ótima didática, supriu todas as minhas dúvidas. Transmitiu conhecimento e segurança. É um dentista ético e muito profissional. Foi indicado por amigos que se tratam com ele há anos e que confiam no seu trabalho. Também gostaria de agradecer ao atendimento da recepcionista e da gestora, me senti muito bem recebida. A clínica também possui ótima estrutura. Obrigada!

Isaac Pensa Monteiro
5.0

melhor solução para ronco do mundo

Felipe Ruschel Santos
5.0

Excelente atendimento e organização. Respeito ao horário agendado.

Paula Maia
5.0

Ótima localização, fui super bem recebida e atendida, mlr clínica odontologica q eu ja consultei. Excelente

Gustavo Henrique
5.0

Melhor experiência com dentista que já tive! Agradecimentos a Dra. Júlia excelente profissional! Atendimento ótimo, pessoal extremamente educados e o preço excelente compatível com o do mercado. Realmente a nota condiz com o atendimento.

Neiviane Alves
5.0

Atendimento excelente

katia RSS.
5.0

Excelente atendimento, pontualidade e profissionais super capacitados. Fui atendida pela Dra Júlia, ótima profissional e muito carinhosa no atendimento.

Mariana Alanos
5.0

Simplesmente um espetáculo de atendimento. Sou a 4* pessoa de minha familia sendo cuidada pelo Dr. Daniel . Sempre com muita atenção e carinho. Super indico.

JULIENE SANTOS
5.0

Desde o primeiro atendimento me encantei com tudo e todos. Extremamente profissionais, cuidadosos e honestos com os valores cobrados. indico sempre….

Ana Carolina Gomes avelino
5.0

Ótimo atendimento eu super recomendo😉

Eliane Ferreira Ribeiro Tavares
5.0

Fui atendida por Dr Daniel Excelente profissional !Nota 1000

Ana Márcia Fernandes
5.0

Tivemos ótimas referências do trabalho da Dra .Joanna e por isso fomos fazer uma avaliação com ela. Fomos atendidas dentro do horário e ela nos passou muita confiança em relação ao procedimento! Assim que for possível para nós, minha filha deve fazer a extração dos sisos com ela.

Tâmara Siqueira
5.0

Atendimento 10. Dr. Daniel é excelente, atencioso e sempre tem uma solução para o cliente.

Bruna Mirela
5.0

Hoje achei que iria atrasar meu atendimento pela volta do feriado, mas como sempre, a equipe foi ótima.

Paulo Ahouagi
5.0

Atendeu uma emergência de maneira rápida e satisfatória Sem mais comentários

Marinez Botelho
5.0

PONTO POSITIVO Profissional exemplar, Otimo atendimento.

Simone Caplum Bekerman
5.0

Muito boa,profissionais muito competentes

Renata Jorge
5.0

Completamente encantada com o atendimento, de forma geral! Estou em um processo muito delicado e fui muito bem acolhida! Dr. Daniel é calmo e explica muito bem tudo que pode ou deverá ser feito! Estou muito satisfeita e super recomendo!

Patrícia Nunes
5.0

Ótimo atendimento, a Dra. Joana é super atenciosa.

Mariana Massière
5.0

Fui atendida pela Dra. Joanna, bucomaxilofacial e adorei, a segurança e tranquilidade que ela me passou foram essenciais para que a cirurgia acontecesse da melhor forma, sua auxiliar tb muito atenciosa, toda a equipe em um ambiente muito agradável, muito satisfeita com o atendimento.

Cirlene Aparecida
5.0

Depois de muito ouvir os elogios sobre a clínica, realizei minha cirurgia hoje. E o que eu tenho a dizer é que o Dr: Daniel tem mãos de fada e são mais que abençoadas. Graças a Deus somente um leve desconforto no pós operatório que é super normal para qualquer e pequena cirurgia. Só tenho a agradecer a Deus pela vida do Dr: Daniel, que tem um super cuidado e preocupação o tempo todo com paciente. Um excelente e grande profissional no que faz. Que Jesus continuo abençoando grandiosamente a vida desse grande profissional!!🙏🏻🙏🏻

Willian Cássio
5.0

Excelente atendimento, pessoal super profissional. Recomendo.

Mas, afinal, por que falamos tanto de gengivite e periodontite?

Porque nós entendemos que seu sorriso é precioso e acreditamos que você merece todas as informações necessárias para protegê-lo. Portanto, continue lendo, pois preparámos um guia completo para ajudá-lo a entender mais sobre essas condições e saber quando procurar um especialista. Vamos lá?

Como saber se você tem gengivite ou periodontite?

Diferenciar entre gengivite e periodontite pode ser confuso, especialmente se você não está familiarizado com os termos odontológicos. Ambas são doenças periodontais, mas com diferentes níveis de gravidade. A gengivite é a forma mais leve, causada principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana que inflama a gengiva. Se não for tratada, pode evoluir para periodontite, uma condição mais grave que afeta não só a gengiva, mas também os ossos e ligamentos que sustentam os dentes.

Os sinais comuns de gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis e sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. A periodontite pode apresentar sintomas semelhantes, além de recuo da gengiva, dentes soltos, mudança na mordida e, nos casos graves, perda do dente. Se você notar algum desses sintomas, é hora de visitar um especialista em periodontia.

O desconhecimento sobre o que causa a doença periodontal

Muitas pessoas desconhecem que a gengivite e a periodontite são causadas principalmente pela placa bacteriana, um filme pegajoso e incolor de bactérias que se forma sobre os dentes. Quando a placa não é removida adequadamente através da escovação e uso do fio dental, ela pode endurecer e formar tártaro. Esse acúmulo de placa e tártaro provoca a inflamação da gengiva, que pode progredir para doença periodontal.

Outros fatores de risco incluem tabagismo, diabetes, alterações hormonais em mulheres, medicamentos que reduzem a produção de saliva, genética e outras doenças como AIDS e câncer. A boa notícia é que a gengivite pode ser revertida com a higiene bucal adequada e visitas regulares ao dentista. No caso da periodontite, o tratamento profissional é essencial para prevenir a perda do dente.

Quando devo procurar um periodontista?

O periodontista é o especialista em saúde bucal focado em prevenir, diagnosticar e tratar doenças periodontais. Se você está experienciando qualquer um dos sintomas acima mencionados, é recomendado procurar um periodontista o mais rápido possível. Não espere até que a dor se torne insuportável ou que a doença avance para um estado mais grave.

A prevenção sempre é a melhor opção. Então, mesmo que você não tenha sintomas, visite seu dentista regularmente. E se você tem um histórico de doença periodontal na família ou outros fatores de risco, talvez seja uma boa ideia procurar um periodontista para uma avaliação preventiva.

Nós, no Grupo Odontológico Carlos Teodorico, estamos sempre prontos para ajudá-lo. Tem mais dúvidas? Continue lendo, pois preparamos algumas perguntas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Quais são os sintomas da doença periodontal e como é feito o diagnóstico da periodontite?

Os sintomas da doença periodontal podem ser facilmente confundidos com outras condições de saúde bucal, mas geralmente incluem gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis, sangramento durante a escovação ou uso do fio dental, mau hálito persistente, gengivas que se afastaram dos dentes, dentes soltos e mudança na mordida. Além disso, no caso da periodontite, pode haver formação de bolsas periodontais entre a gengiva e o dente, que acumulam placa bacteriana e tártaro.

O diagnóstico de periodontite é realizado por um periodontista, que usa uma sonda periodontal para medir as bolsas ao redor dos dentes. O profissional também solicita radiografias para avaliar a perda óssea ao redor dos dentes. O diagnóstico é baseado no histórico de saúde do paciente, nos sintomas e nos resultados dos exames clínicos e radiográficos.

O que causa a doença periodontal e quais bactérias estão envolvidas?

A doença periodontal é causada principalmente pela placa bacteriana, um filme pegajoso e incolor que se forma nos dentes. Quando a placa não é removida adequadamente, pode endurecer e formar tártaro. As bactérias na placa produzem toxinas que irritam a gengiva, levando à inflamação e à doença periodontal.

Várias espécies de bactérias estão envolvidas na doença periodontal, incluindo Porphyromonas gingivalis, Tannerella forsythia e Treponema denticola, também conhecidos como o “complexo vermelho”. Essas bactérias são altamente associadas à periodontite. No entanto, é importante lembrar que a periodontite é uma doença multifatorial, e fatores como genética, estilo de vida e condições sistêmicas também desempenham um papel significativo.

Quais são os tipos de doenças periodontais mais comuns e como a doença periodontal evolui?

Os tipos mais comuns de doenças periodontais são a gengivite e a periodontite. A gengivite é a forma mais leve e inicial da doença periodontal, caracterizada pela inflamação da gengiva. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para periodontite, que é uma condição mais grave e avançada, onde a inflamação e a infecção se espalham para os tecidos e ossos que sustentam os dentes.

A doença periodontal evolui progressivamente, normalmente a partir do acúmulo de placa bacteriana e tártaro. No início, a gengivite provoca vermelhidão, inchaço e sangramento na gengiva. Conforme a doença avança para periodontite, ocorrem danos aos tecidos e ossos que sustentam os dentes, podendo levar à perda dentária.

 

Agora que você sabe mais sobre a doença periodontal, está preparado para identificar os sinais e tomar as medidas necessárias para proteger a sua saúde bucal. Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais? Continue lendo, pois ainda temos muito mais informações para compartilhar com você.

Quanto tempo leva para um dente com periodontite cair e quais as consequências da periodontite avançada?

O tempo necessário para um dente com periodontite cair pode variar dependendo de diversos fatores, como a gravidade da doença, o tratamento recebido e a resposta individual do paciente. Em estágios avançados da periodontite, quando há perda óssea significativa e o suporte do dente está comprometido, é possível que ocorra a perda do dente. No entanto, é importante ressaltar que a periodontite é uma condição tratável e que, com o cuidado adequado, é possível evitar a perda dentária.

As consequências da periodontite avançada vão além da perda dentária. A doença periodontal não tratada pode levar à deterioração dos tecidos de suporte dos dentes, incluindo ossos e ligamentos periodontais. Além disso, a inflamação crônica associada à periodontite tem sido relacionada a problemas de saúde sistêmica, como doenças cardíacas, diabetes descontrolado, partos prematuros e até mesmo doenças respiratórias.

Qual o melhor tratamento para doença periodontal e quanto tempo dura o tratamento de periodontite?

O tratamento para doença periodontal depende da gravidade do caso e pode variar de pessoa para pessoa. Em geral, o objetivo principal do tratamento é controlar a infecção, reduzir a inflamação e preservar a saúde bucal a longo prazo. Os tratamentos mais comuns incluem:

 

Raspagem e alisamento radicular: Esse procedimento consiste na remoção da placa bacteriana e tártaro das raízes dos dentes, seguido de um alisamento das superfícies radiculares para prevenir o acúmulo de bactérias. É normalmente realizado em várias sessões, dependendo da extensão da doença.

Cirurgia periodontal: Em casos mais avançados, pode ser necessário recorrer à cirurgia periodontal para remover o tecido infectado e corrigir problemas estruturais, como bolsas periodontais profundas. A cirurgia periodontal pode incluir técnicas como enxertos ósseos, enxertos de tecido gengival ou mesmo a colocação de implantes dentários.

Manutenção periodontal: Após o tratamento inicial, é fundamental manter uma rotina regular de cuidados bucais e visitas ao periodontista. A manutenção periodontal envolve limpezas profissionais regulares e monitoramento contínuo da saúde bucal para prevenir a recorrência da doença.

A duração do tratamento de periodontite pode variar de acordo com a gravidade do caso. Em geral, o tratamento inicial pode levar algumas semanas ou meses, dependendo da necessidade de múltiplas sessões de raspagem e alisamento radicular. Já a fase de manutenção é um processo contínuo e deve ser realizado ao longo da vida, para garantir a saúde bucal a longo prazo.

Lembre-se de que cada caso é único e o tratamento adequado será determinado pelo seu periodontista, após uma avaliação detalhada aqui no Grupo Odontológico Carlos Teodorico.

Qual a diferença entre raspagem e limpeza periodontal e como são realizadas?

A raspagem periodontal e a limpeza periodontal são procedimentos distintos, embora ambos estejam relacionados à saúde periodontal. A principal diferença entre eles está no objetivo e na abrangência do tratamento.

A raspagem periodontal é um procedimento terapêutico realizado em casos de doença periodontal. O objetivo é remover a placa bacteriana, o tártaro e as toxinas presentes nas raízes dos dentes e nas bolsas periodontais. Esse procedimento é feito com o uso de instrumentos manuais e/ou ultrassônicos, que ajudam a remover os depósitos de forma eficaz. A raspagem periodontal é realizada sob anestesia local, para garantir o máximo de conforto ao paciente.

Por outro lado, a limpeza periodontal é um procedimento preventivo e de manutenção da saúde periodontal. Também conhecida como profilaxia, a limpeza periodontal tem como objetivo remover a placa bacteriana e o tártaro presentes na superfície dos dentes, além de polir o esmalte dental para prevenir o acúmulo de placa. Esse procedimento é realizado por um profissional da área da saúde bucal, geralmente um higienista dental, utilizando instrumentos manuais e ultrassônicos, seguido de polimento.

Ambos os procedimentos são fundamentais para a saúde periodontal, porém são indicados em diferentes momentos e com objetivos distintos. É essencial consultar um periodontista para determinar qual é o tratamento mais adequado para cada caso específico.

Quais são as sequelas da periodontite e como cuidar da saúde bucal após o tratamento de periodontite?

A periodontite não tratada pode ter várias sequelas para a saúde bucal. Entre elas, podemos destacar:

  • Perda dentária: A periodontite avançada pode levar à perda dos dentes, devido à deterioração dos tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.
  • Recuo gengival: A inflamação crônica causada pela periodontite pode fazer com que a gengiva se afaste dos dentes, expondo a raiz dental e tornando-os mais sensíveis.
  • Abscessos periodontais: A infecção bacteriana nas bolsas periodontais pode causar o acúmulo de pus, resultando em abscessos dolorosos.
  • Mau hálito persistente: A presença de bactérias e infecção na boca pode causar mau hálito crônico, mesmo após o tratamento da periodontite.

Após o tratamento de periodontite, é essencial cuidar adequadamente da saúde bucal para prevenir o reaparecimento da doença. Algumas dicas para cuidar da saúde bucal após o tratamento de periodontite incluem:

  • Manter uma boa higiene bucal: Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e use o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e prevenir a formação de tártaro.
  • Realizar visitas regulares ao dentista: Faça consultas de acompanhamento com seu periodontista para monitorar a saúde periodontal e realizar limpezas profissionais periódicas.
  • Adotar uma dieta equilibrada: Consuma alimentos saudáveis, ricos em nutrientes, evitando excesso de açúcares e alimentos que possam comprometer a saúde bucal.
  • Evitar hábitos prejudiciais: Pare de fumar, pois o tabagismo pode comprometer a saúde periodontal. Além disso, evite roer unhas e morder objetos duros, que podem danificar os dentes e a gengiva.

Lembre-se de seguir as recomendações do seu periodontista e manter uma rotina regular de cuidados bucais para manter a saúde periodontal em dia.

Quando se deve procurar um periodontista e qual a diferença entre periodontia e endodontia?

É recomendado procurar um periodontista sempre que você apresentar sintomas de gengivite ou periodontite, como gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis, sangramento durante a escovação ou uso do fio dental, mau hálito persistente, gengivas que se afastaram dos dentes, dentes soltos e mudança na mordida. Além disso, se você tem um histórico de doença periodontal na família, fumante, diabético ou possui outros fatores de risco, também é importante consultar um periodontista para uma avaliação preventiva.

A diferença entre periodontia e endodontia está relacionada aos aspectos específicos do tratamento odontológico. A periodontia é a especialidade voltada para o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes, como gengiva, ossos e ligamentos periodontais. O periodontista é responsável por tratar a gengivite, periodontite, realizar cirurgias periodontais, enxertos ósseos e outros procedimentos relacionados à saúde periodontal.

Já a endodontia é a especialidade que trata as doenças da polpa dentária, que é a parte interna do dente, onde estão localizados os nervos e vasos sanguíneos. O endodontista realiza tratamentos de canal, remoção de polpa inflamada ou infectada e outros procedimentos relacionados à saúde da polpa dentária.

Vamos recapitular: o periodontista é especializado nos tecidos de suporte dos dentes, enquanto o endodontista trata das doenças da polpa dentária. É importante consultar o profissional adequado de acordo com a condição específica que você apresenta. O seu dentista ou periodontista poderá encaminhá-lo para o especialista apropriado, se necessário.

Transforme seu Sorriso e Restaure sua Saúde Bucal com a Ajuda do Grupo Odontológico Carlos Teodorico.

Implantes Dentários de Alta Qualidade para um Sorriso Completo
Se você está sofrendo com a perda de um ou mais dentes, nossa equipe especializada em implantes dentários está pronta para ajudar. Utilizamos técnicas avançadas e materiais de alta qualidade para garantir resultados duradouros e naturais. Com os nossos implantes dentários, você pode recuperar a estética do seu sorriso e a funcionalidade dos seus dentes, melhorando sua qualidade de vida.

Tratamentos Personalizados para Doenças Periodontais
Se você está preocupado com a saúde das suas gengivas e tem sintomas de gengivite ou periodontite, nossa equipe de periodontistas está aqui para ajudar. Realizamos diagnósticos precisos e desenvolvemos planos de tratamento personalizados para atender às suas necessidades específicas. Com nossa experiência em tratamentos periodontais, podemos ajudá-lo a recuperar a saúde das suas gengivas, prevenir a perda dentária e melhorar sua saúde bucal como um todo.

Que tal, vamos conversar?

Estamos aqui para ajudar você a transformar seu sorriso e cuidar da sua saúde bucal. Entre em contato conosco pelo WhatsApp abaixo e marque uma consulta com nossa equipe. Estamos ansiosos para atender suas necessidades e proporcionar o melhor cuidado odontológico possível.

Mais Informações sobre nossos Tratamentos?
Deixa seu WhatsApp que Nós Entramos em Contato:

E para você, vamos agendar sua consulta?

Grupo Odontológico Carlos Teodorico | 50 anos cuidando do seu sorriso

Agende a Consulta pelo WhatsApp:
https://wa.me/5531992635516

Seja nossas mídias sociais:

Dentista em Belo Horizonte | Grupo Odontológico Carlos Teodorico | Copyright © 2023 | All Rights Reserved.